Detector de conteúdo relevante, submetido a um olhar observador e ponderado por um senso crítico.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Salvador recebe programa de serviços gratuitos de cidadania



Sábado passado, 22, Dia Nacional da Responsabilidade Social, aconteceu um mutirão de ação da cidadania no Parque de Exposições, em Salvador, que mobilizou mais de mil voluntários, com o objetivo de garantir mais oportunidades de inclusão para as comunidades carentes.
O evento disponibilizou diversos serviços gratuitos para a população, nas áreas de educação, saúde, lazer e cultura, tendo como foco principal e mais procurado, o serviço de emissão de documentos (certidão de nascimento, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e RG). Direcionado para um público heterogênio, desde crianças até idosos, o programa da cidadania recebeu aproximadamente 40 mil pessoas, realizando apresentações teatrais e musicais para a criançada, cortes de cabelo, oficinas de culinária, avaliação nutricional e aplicação de flúor. Para quem estava à procura de emprego, pôde conferir palestras com dicas de como elaborar currículos e se comportar numa entrevista de trabalho.
O interesse pelos serviços disponibilizados era tanto, que nem mesmo o sol quente e as grandes filas assustaram o público do evento. Maria dos Santos, 51 anos, foi uma destas pessoas. Com as pernas comprometidas pela osteoporose, doloridas, por causa do seu trabalho de vendedora ambulante, e com uma bengala na mão direita, ela não desistiu de esperar a sua vez de cortar o cabelo. “Cheguei cedo, já tirei a segunda via da minha identidade e, agora, vou cortar o cabelo. Não podia perder esta oportunidade de vir aqui hoje por causa das minhas dores”, afirmou Maria.Uns acordaram cedo para dispor dos serviços prestados no Parque de Exposições, outros reservaram o dia para oferecer estas oportunidades de inclusão social, em sua maioria: jovens. Estudantes de graduação, foram ensinar ao público o que aprenderam na faculdade, e, assim, dar a sua contribuição no programa.
Em estandes sob o título de Alongamento, Aferição de Pressão Arterial e Escovação, por exemplo, estavam estudantes voluntários de Educação Física, Enfermagem e Odontologia, respectivamente.Aluno do curso de direito de uma faculdade particular, Rodrigo Cardoso chegou no estande de “Aconselhamento Jurídico” às 8h da manhã e só conseguiu parar um pouco na hora do almoço. “Na verdade, não são só eles que estão sendo beneficiados com este projeto. Eu estou tendo uma experiência incrível, onde posso colocar em prática o que aprendi nas aulas, ajudando a quem realmente precisa”, revelou o estudante.O evento foi visitado durante todo o dia, das 8h às 17h, com todos os serviços funcionando normalmente até a hora do encerramento.

Nenhum comentário: