Detector de conteúdo relevante, submetido a um olhar observador e ponderado por um senso crítico.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

VI Parada Gay da Bahia promete reunir meio milhão de pessoas







No próximo domingo, dia 9, vai acontecer a VI Parada Gay da Bahia, na Praça do Campo Grande, centro de Salvador, prevista para se iniciar às 10h da manhã, com saída marcada pontualmente para as 15h. A primeira parada da Bahia ocorreu em 2002, com 10 mil participantes, crescendo para 30 mil em 2003, 50 mil em 2004, 180 mil em 2005, 300 mil em 2006 e calcula-se meio milhão neste próximo domingo.O evento, antes, estava previsto para acontecer no domingo passado, mas os organizadores preferiram modificar a data para facilitar a vinda, para a Bahia, de diversas pessoas dos mais variados estados brasileiros, por cauda do feriado da Independência do Brasil, sexta, 7 de setembro. Assim, o visitante pode aproveitar a data para conhecer e curtir a vida cultural da cidade. A cantora Mariente de Castro aceitou o convite feito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) – entidade de emancipação homossexual que promove a Parada Gay na cidade – e será a madrinha do evento deste ano. Ela tem se destacado por seu engajamento em muitas lutas sociais, como os movimentos afro e religioso, e será a sexta estrela a compor os ícones da Parada Gay no Estado da Bahia. O primeiro padrinho foi o cantor Edson Cordeiro, seguido de Ivete Sangalo, Simone Sampaio, a reitora da Universidade do estado da Bahia Ivete Sacramento, jean Willys e a cantora Preta Gil. Seguindo a tradição, Mariene receberá a faixa de madrinha em cima do trio elétrico das mãos da mestra de cerimônia, a transformista Andrezza Lamarque, empossada fará um breve discurso para dar início ao evento.


PROGRAMAÇÃO
Os trios irão sair do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves , com retorno pela Carlos Gomes. O arco-íris de 40 metros, símbolo da movimento gay vai puxar os foliões. O trio oficial da VI Parada Gay da Bahia vai contar com uma seleção de DJ, que se revezarão durante todo o circuito. Desde o ano passado, a organização opta por trazer música eletrônica no trio oficial, para receber de forma mais confortável os convidados que ficarão em cima do carro. Ao meio-dia, estará montado ao lado do Teatro Castro Alves um grande palco com apresentação de shows, discursos e manifestações de líderes gays do interior do Estado e do Brasil. Para este ano, a Polícia Militar da Bahia garantiu a presença de 1200 policias para fazer a segurança do evento.


GRITO DE LIBERDADE
O tema da 6ª Parada Gay da Bahia é Homofobia = Racismo, sensibilizando a população que é o mesmo crime insultar um negro ou um gay, lésbica ou travesti, conclamando-se aos dois senadores baianos, Cezar Borges e ACM Filho, para que aprovem no Congresso Nacional o Projeto de Lei 122/2006 que equipara a homofobia ao racismo. Segundo o GGB, é injusto e anticonstitucional prender alguém que insultou um negro e deixar solto quem fez o mesmo insulto contra um homossexual. Além disso o Grupo ressalta que os direitos humanos são universais, e os homossexuais merecem ser tratados com igualdade. A Propeg fez o kit de publicidade da 6ª parada, mesclando mensagens políticas com humor, como mensagens do tipo "Para que se esconder se você pode ser você mesmo?", "Mais um desfile em setembro para comemorar a independência" e "Solte aquele grito que estava preso na garganta (sufocado com tanto colar)". E ainda: "Dê o seu grito contra o preconceito. Ou melhor, seu gritinho”. Esses são alguns dos títulos bem-humorados criados pela empresa de publicidade para a campanha de divulgação.

Um comentário:

Mariucha Chiyo disse...

oi,
menina, "oia" como minha prima escreve bem..rsrsrs
Nane, passei aqui pra parabenizar o seu blog, fico muito feliz por ver o seu trabalho, mostrando um jornalismo de uma maneira tão clara, não tendo tendências para sensacionalismo insuportavel de muitos...
Me identifiquei com as irônias no texto..rsrsrs
beijaum
sucesso!
=D